ONG aBRAÇO a Microcefalia

15 de dez de 20201 min

Riscos da Automedicação é tema do aBRAÇO Convida

Por Jaianne Costa - Click Assessoria

A automedicação é um risco para a saúde e pode ter consequências graves para quem está habituado a utilizar remédios de maneira incorreta ou irracional. Estes riscos foram o tema do aBRAÇO Convida desta quinta-feira (22), que aconteceu às no nosso perfil @abracoamicrocefalia.

Dessa vez, a live contou com as participações de Joana Passos, mãe atípica e Presidente da ONG aBRAÇO a Microcefalia, e Dra Adriana Mattos, Neuropediatra, Mestre em Ciências da Saúde UFBA e Preceptora da Residência Médica do Hospital Geral Roberto Santos.

Dra. Adriana Mattos falou sobre os riscos da automedicação, principalmente das mães (que praticam a automedicação em si mesma) e em relação aos seus filhos.

Durante o bate-papo, ela respondeu as perguntas mais recorrentes feitas pelo público que acompanhava ao vivo, e afirmou que "cada um tem sua genética, né? E se a gente for avaliar, cada um reage de uma maneira diferente. Por isso é tão importante respeitar a individualidade de cada um e não ignorar os riscos da automedicação."

A neuropediatra alertou sobre o grande cuidado com a automedicação, principalmente nos casos das pessoas com diabetes ou pressão alta, que não podem consumir determinado remédio. Dra Adriana destacou ainda sobre as crianças que precisam de avaliações como o peso, idade e outras séries de fatores para determinar o tipo de medicamento e a quantidade. “Eu reconheço os motivos disso (a automedicação) ser tão presente na vida das pessoas, e na pandemia só aumentou esses casos, como o medo de levar o filho ao hospital por medo dele pegar COVID-19, por exemplo”, conclui.

Confira a live na íntegra aqui!

    280
    3