3 Vivas para o bebê: Guia para mães e pais de crianças com microcefalia

A chegada de um filho numa família tem sempre um impacto enorme. Quando essa criança nasce diferente do esperado, o susto é maior ainda. Surgem muitas incertezas que vêm do desconhecimento. Essas incertezas podem chegar a abalar a relação da mãe com a criança, tão fundamental na vida de qualquer um, e preciosa no caso de bebês com deficiência. O envolvimento e o carinho da família desde cedo vai influenciar diretamente no desenvolvimento e na qualidade de vida da criança.



Com o nascimento de vários bebês com microcefalia associadas ao vírus zika nos últimos tempos, muitas famílias têm-se visto desamparadas, sem saber o que fazer. O Movimento Down decidiu então estender a mão às novas mães, oferecendo o apoio que elas precisam nos primeiros momentos.


Nasce o Guia de Acolhimento para Famílias de Crianças com Microcefalia – Três Vivas para o Bebê, lançado em 2016! Nele, mães e pais vão encontrar as palavras que faltam na hora da notícia, em que o diagnóstico ou a suspeita de deficiência é revelada pelos médicos.


“Praticamente todas as famílias de pessoas com deficiência que encontro tiveram uma história traumática na hora em que foi o diagnóstico foi comunicado. Fizemos essa cartilha para acalmar as novas mães e pais, e dizer que deficiência não é um bicho de sete cabeças, nem o fim do mundo. A grande maioria das famílias se adaptam à nova realidade e não conseguem imaginar suas vidas sem seus filhos. Quando começamos a ver os casos de microcefalia e o desespero das famílias, logo nos identificamos e resolvemos levar até elas palavras que já serviram de aconchego para tanta gente, segundo relatos que recebemos. A função desta publicação é acolher principalmente as mães” , explica Patricia Almeida, autora do guia e co-fundadora do Movimento Down.


Acesse:

3-vivas-para-o-bebê-microcefalia-versã
.
Download • 9.39MB


Fonte: http://www.movimentodown.org.br/desenvolvimento/3-vivas-para-o-bebe-guia-para-maes-e-pais-de-criancas-com-microcefalia/

8 visualizações

Associação Abraço as Famílias Com Crianças com Microcefalia e Outras Malformações Congênitas

CNPJ 27.034.649/0001-80

Caixa Econômica Federal - Banco 104 - AG 3843 OPE 003 CC 479-7

Endereço: Rua Góes Calmon, 10 - Saúde - Salvador/BA - CEP 40045-170

E-mail: contato@abracoamicrocefalia.com.br

Telefone: 71 30164004 | 996307875

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube ícone social
  • Login