Boletim aBRAÇO - 003/2020

O que estamos abraçando


E continuamos distribuindo abraços pelo mundo… Nossos atendimentos continuaram a todo vapor no mês de outubro. Foram 39 sessões de fisioterapia, 37 de fonoaudiologia, 26 de psicologia, 24 de terapia ocupacional e 03 de nutrição.


Além disso, fizemos duas importantes ações, que mexeram com os corações dos envolvidos, primeira delas foram aulas de Pilates online.

Beatriz e Rhayanne - Associadas

Beatriz, mãe associada ao aBRAÇO, participou de algumas aulas e falou um pouco dos resultados que sentiu no corpo. “Eu achei maravilhoso, me sentia muito mais disposta, fiquei com muito mais postura. Incentivo todo mundo a fazer Pilates porque alonga o corpo. E se tiver com alguma dor específica no dia, a professora faz um exercício diferente e você fica o resto do dia bem.”


Sensação boa, não é mesmo?


As aulas de Pilates aconteceram semanalmente pela plataforma Zoom, de Junho até Outubro de 2020, com duas turmas, acolhendo 11 mães. A ação aconteceu graças a um doador, que financiou as aulas, ministradas por Jack Elesbão do Corpos Urgentes.


Na segunda ação, contamos com a parceria do Voluntariado Braskem. O objetivo era oportunizar capacitação as famílias associadas, sendo possível apresentá-las algumas ferramentas digitais, tão importantes e tão utilizadas nos dias atuais.


Com disponibilidade de 60 vagas, as participantes aprenderam a utilizar E-mail, Instagram e Zoom, e também puderam conhecer melhor o E-Commerce. Parece simples, não é? Mas, em tempos de vendas virtuais intensas, saber usar bem esses recursos tornou-se fundamental para o sustento de muitas famílias.

Tatiane Santos - Associada

"Eu não imaginava que o Instagram tinha tantas funções, ou que é tão fácil enviar um e-mail. Foi muito bom poder aprender um pouco sobre esses aplicativos." Foi com esse sentimento de alegria que Tatiane, associada da ONG, saiu da capacitação digital.


E não foram apenas elas que se beneficiaram com essa ação. “A experiência de impactar mais de 200 crianças, consequentemente, mais de 200 famílias foi muito recompensador, como ser humano. Aprendi a valorizar o que tenho, e a usar esse privilégio para ajudar o outro a crescer.” Essa foi a reflexão de Luís Miguel, estagiário da Braskem que liderou uma das turmas de Voluntariado desse ano, além de organizar espaço de trocas e aprendizado, ele movimentou a turma que juntos arrecadaram mais de 200 pomadas antiassaduras que foram doadas as famílias.


E ele complementou, dizendo que, no próximo ano, caso ele não trabalhe com nossa instituição, falará dessa experiência para os colegas para que possam semear novos abraços.


Contamos também com apoio de Dr. Gúbio Soares Campos, Coordenador do Laboratório de Virologia o Instituto de Ciência da Saúde da UFBA (CRF 5948) e do Laboratório DNA, que realizou coleta em crianças e mães associadas da aBRAÇO, para teste de Sorologia de Zika Vírus. Anteriormente em 2019, aconteceu um mutirão onde 83 mães realizaram o mesmo exame, que é de grande importância para conquistas de direitos junto a órgãos públicos e privados.


aBRAÇO te conta


No segundo semestre de 2019 foi organizado, desenvolvido e implantado o aBRAÇO nas Escolas, dividido em três etapas: Plantão da Inclusão, com visitas de palestrantes em escolas públicas e particulares da cidade de Salvador, no intuito de informar funcionários escolares referentes aos cuidados e à educação com os alunos com deficiência; Inclusão Começa Em Casa, que foram encontros com famílias e comunidades para informar, educar e sensibilizar sobre o tema; e Seja Voz, que capacitou e ouviu mães atípicas, que contaram suas vivências de inclusão e exemplo de atipicidade, além de ensiná-las sobre as leis e os conceitos úteis de inclusão.

Joana Passos e Lau Patrón

Todas as etapas foram monitoradas e mediadas por Joana Passos, presidente da ONG aBRAÇO a Microcefalia, sendo que os dois últimos têm a parceria de Lau Patrón, mãe atípica com grande referência em temas como capacitismo e inclusão, além de uma equipe com funcionários e voluntários da instituição que contribuíram para o projeto, apoiado pelo Movimento Bem Maior e Instituto PHI.


Durante o ano de 2020 algumas atividades sofreram mudanças em seu formato, assim como no cronograma inicial, devido ao isolamento social em consequência do COVID-19. Porém isso não afetou o cumprimento das ações e a mensagem que o aBRAÇO nas Escolas levou.


O projeto foi finalizado recentemente, no dia 29 de Outubro de 2020, com uma apresentação online repleta de emoções e surpresas.


Quer conhecer o projeto? Inscreva-se no nosso site e receba em primeira mão tudo que rolou durante o projeto aBRAÇO nas Escolas na próxima semana!


Abrace nossa causa


Quer apoiar a ONG aBRAÇO e não sabe como? Que tal concorrer a um Notebook e ainda contribuir para a ONG aBRAÇO a Microcefalia? Com apenas R$10,00 você concorre a um Notebook Samsung ou R$ 2.000,00 em conta e ajuda a aBRAÇO a manter os atendimentos de crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus.


Clique aqui e garanta seu bilhete, o sorteio acontece dia 28/11/2020 pela Loteria Federal.


Já conhece nossa loja on-line? Clique aqui e conheça os produtos da Loja aBRAÇO, com renda 100% revertida para as ações da ONG.


Prefere fazer uma doação direta? Acesse nossa plataforma de doação aqui.


Banco 104 - Caixa Econômica Federal

Agência: 3843 | OP: 003 | Conta: 479-7

CNPJ: 27.034.649/0001-80


Participe conosco, abrace nossa instituição e seja um agente transformador de vidas. Vamos juntos tornar este abraço cada vez mais forte e acolhedor.


Núcleo Comunicação

Cristiane Magalhães

Jaianne Costa

Joana Passos

Mariana Costa

Natália Borges

Rarisa Santos


Boletim 003/2020


45 visualizações

Associação Abraço as Famílias Com Crianças com Microcefalia e Outras Malformações Congênitas

CNPJ 27.034.649/0001-80

Caixa Econômica Federal - Banco 104 - AG 3843 OPE 003 CC 479-7

Endereço: Rua Góes Calmon, 10 - Saúde - Salvador/BA - CEP 40045-170

E-mail: contato@abracoamicrocefalia.com.br

Telefone: 71 30164004 | 996307875

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube ícone social
  • Login