Riscos da Automedicação é tema do aBRAÇO Convida

Por Jaianne Costa - Click Assessoria


A automedicação é um risco para a saúde e pode ter consequências graves para quem está habituado a utilizar remédios de maneira incorreta ou irracional. Estes riscos foram o tema do aBRAÇO Convida desta quinta-feira (22), que aconteceu às no nosso perfil @abracoamicrocefalia.


Dessa vez, a live contou com as participações de Joana Passos, mãe atípica e Presidente da ONG aBRAÇO a Microcefalia, e Dra Adriana Mattos, Neuropediatra, Mestre em Ciências da Saúde UFBA e Preceptora da Residência Médica do Hospital Geral Roberto Santos.


Dra. Adriana Mattos falou sobre os riscos da automedicação, principalmente das mães (que praticam a automedicação em si mesma) e em relação aos seus filhos.





Durante o bate-papo, ela respondeu as perguntas mais recorrentes feitas pelo público que acompanhava ao vivo, e afirmou que "cada um tem sua genética, né? E se a gente for avaliar, cada um reage de uma maneira diferente. Por isso é tão importante respeitar a individualidade de cada um e não ignorar os riscos da automedicação."


A neuropediatra alertou sobre o grande cuidado com a automedicação, principalmente nos casos das pessoas com diabetes ou pressão alta, que não podem consumir determinado remédio. Dra Adriana destacou ainda sobre as crianças que precisam de avaliações como o peso, idade e outras séries de fatores para determinar o tipo de medicamento e a quantidade. “Eu reconheço os motivos disso (a automedicação) ser tão presente na vida das pessoas, e na pandemia só aumentou esses casos, como o medo de levar o filho ao hospital por medo dele pegar COVID-19, por exemplo”, conclui.


Confira a live na íntegra aqui!


16 visualizações0 comentário

Associação Abraço as Famílias Com Crianças com Microcefalia e Outras Malformações Congênitas

CNPJ 27.034.649/0001-80

Caixa Econômica Federal - Banco 104 - AG 3843 OPE 003 CC 479-7

Endereço: Rua Góes Calmon, 10 - Saúde - Salvador/BA - CEP 40045-170

E-mail: contato@abracoamicrocefalia.com.br

Telefone: 71 30164004 | 996307875

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube ícone social
  • Login