top of page

Boletim aBRAÇO - 004/2020


“Quando fomos abraçados”

Um dos grandes passos que demos esse ano foi nosso crescimento interno, nossa estrutura enquanto uma organização. Todas as mudanças causadas em função da pandemia da Covid-19 proporcionaram esse “olhar para si próprio” em muitas pessoas e empresas, e conosco não foi diferente.


Vivemos o Saude+, um programa do Instituto Sabin, em parceria com a Phomenta, que concorremos através de um edital. Vanessa, nossa voluntária, elaborou o projeto e começamos o primeiro módulo dia 24 de junho. A ideia central era acelerar o processo de crescimento da nossa organização, implementando ferramentas de gestão e inovação e aumentando ainda mais nosso impacto social. Para trabalhar com terceiro setor e causar transformação social é preciso técnica, profissionalismo, responsabilidade e comprometimento.


Aguardamos ansiosamente o resultado. E ele veio! “Foi uma felicidade enorme quando recebemos a notícia. E, logo em seguida, recebemos a informação que teríamos passagens para 05 encontros em Brasília ao longo de 2020”, lembra Vanessa.


Com a pandemia, os encontros presenciais foram substituídos por reuniões virtuais. A jornada começou e, com ela, um processo de auto análise institucional. Descobrimos que precisávamos de um organograma para estruturar nossa instituição, com áreas e objetivos bem definidos e altamente integrados. Através do Phomenta conhecemos também o processo de testagem de ações de forma que hoje, antes de implementarmos qualquer ideia, analisamos antes o que é positivo, o que é negativo, quanto tempo será necessário investir para concretizar aquele insight, qual o retorno que teremos. Vanessa destacou, na prática, a aplicabilidade dessa testagem: “A venda de ecobags, por exemplo, foi testada anteriormente. Seu sucesso reflete a análise prévia efetuada”.


Participar do Phomenta nos proporcionou ainda uma parceria de 02 anos com o laboratório Sabin e com o Instituto Sabin, além de ampliar nossa rede de contatos com outras instituições de outros Estados com objetivos análogos aos nossos. Ampliamos nossos horizontes, nossas perspectivas, nosso olhar.


Estamos na etapa de certificação, fase final do processo, e o sentimento que fica é de gratidão. Nos próximos meses continuaremos nossa caminhada, deixando florescer nossas ideias e utilizando todas as ferramentas de gestão que aprendemos nessa incrível jornada.





Autocuidado como forma de abraço

Você já deve ter ouvido falar em autocuidado, não é mesmo? De que forma você foi apresentado a esse termo? Apenas como cuidados com a pele e cabelo, ou como uma grande jornada de abraços em si mesma, contemplando corpo, mente, emoções e sentimentos? Acreditando nessa segunda visão, o Núcleo de Família da aBRAÇO convidou Tatiana Luz, voluntária desde 2017, para desenvolver um trabalho com as famílias da instituição.



Como terapeuta e consteladora familiar, Tatiana conduziu 04 encontros com as famílias. O primeiro deles foi de apresentação e, de forma leve, cada participante criou um crachá e se descreveu, falando sobre sua história, como

se veem, como gostariam de ser chamadas, sonhos, anseios. “Foi muito interessante ver a participação de todos nesse encontro. Foram 5 rodadas e pudemos conhecer um pouco de cada um”.


No encontro seguinte, falamos sobre “A luz e a sombra”. Aqui aprendemos a reconhecer nossos pontos positivos, onde brilhamos, nossa luz. “Muitas pessoas tiveram dificuldade de reconhecer suas qualidades. Trabalhamos bastante esse aspecto de se auto valorizar, do auto amor”, lembra Tatiana. Como temos dificuldade de olhar para nós mesmos de forma generosa, amorosa, não é verdade? Olhamos também nossas sombras, aquelas características difíceis de lidar. Será que elas não podem ser oportunidades de crescimento, de aprendizado?


O terceiro encontro foi conduzido por Mila, amiga de Tatiana. Ela falou sobre o Sagrado Feminino, tema muito bem recebido por todas. No último encontro, um fechamento, uma reflexão sobre o ano de 2020 e uma provocação para 2021: “Diante de tudo que passamos e que aprendemos, o que queremos para o ano seguinte?”. A conversa foi sobre propósito, sobre próximos passos e a partilha de sentimentos, de expectativas tornou esse momento muito especial.


“Foi uma experiência muito enriquecedora. As mães não me conheciam direito, mas, mesmo assim, se abriram e participaram muito. Vamos continuar esse grupo ano que vem por entender que é mais uma forma de oferecer um ambiente seguro, acolhedor e de apoio mútuo. Para mim, foi uma experiência que me trouxe muita alegria, principalmente pela confiança depositada”.


Vamos seguir juntos para 2021!




Novos braços e abraços

Nosso time aumentou em 2020. Ganhamos novos braços, novos formatos de abraço. Chegaram 05 novos voluntários, totalizando 29 voluntários, os quais já estão engajados nos Núcleos da nossa instituição e cada um contribuindo da sua forma, do seu jeito, dando o seu melhor para que a aBRAÇO cresça mais e mais.


Uma dessas voluntárias é Cristiane Magalhães, que conhece a ONG desde sua fundação, e acompanhava como espectadora o crescimento da instituição. Esse ano tornou-se voluntária, e atualmente faz parte do Núcleo de Comunicação, sendo uma das responsáveis pela News. “Fui muito bem recebida na aBRAÇO, não só pelo time de Acolhimento como também por Lise, responsável pela News. Ela me explicou o passo a passo, tudo que fazia para elaboração das matérias”, lembra Cristiane.


Questionada sobre o que o voluntariado trouxe para sua vida, Cristiane resume: “ser voluntária da aBRAÇO me proporciona escrever, transmitir em palavras os sentimentos, as emoções que afloram a cada ação, a cada iniciativa. É impressionante sentir a entrega, a alegria de cada pessoa nos depoimentos que recebo para compor as matérias. Enfim… acompanhar a aBRAÇO é bom, mas fazer parte desse time tem um 'quê' especial".




Quer conhecer o projeto? Inscreva-se no nosso site e receba em primeira mão todas as novidades da ONG!


Já conhece a nossa loja on-line? Clique aqui e conheça os produtos da Loja aBRAÇO, com renda 100% revertida para as ações da ONG. Prefere fazer uma doação direta? Acesse nossa plataforma de doação aqui.


Banco 104 - Caixa Econômica Federal

Agência: 3843 | OP: 003 | Conta: 479-7

CNPJ: 27.034.649/0001-80


Participe conosco, abrace nossa instituição e seja um agente transformador de vidas. Vamos juntos tornar este abraço cada vez mais forte e acolhedor.




Núcleo Comunicação

Cristiane Magalhães

Jaianne Costa

Joana Passos

Mariana Costa

Natália Borges

Rarisa Santos


Boletim 004/2020.

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Estatuto Social da aBraço

Clique no PDF e veja a ata da nossa última assembleia. Conheça também o nosso estatuto social:

bottom of page