top of page

Como estimular as atividades visuais do seu filho em casa? aBRAÇO Convida dessa semana (30/07)

Por Jaianne Costa - Click Assessoria


"Desenvolvendo Experiências Visuais" foi o tema da tradicional live aBRAÇO Convida dessa quinta-feira (30), que contou com a participação de Mila Mendonça e da Dra Márcia Lopes, que trabalha no cuidado, tratamento e estímulos de deficiência visual.


Formas de estimular e criar experiências visuais em casa, além de sugestões e exemplos acessíveis de como realizar esse estímulo, foram os principais assuntos tratados pela Dra Márcia. "Todos os momentos em que a gente puder favorecer um pouco mais a parte visual já é um ganho, já é super válido", conta a convidada.


Durante a conversa, a Dra Márcia apresentou alguns brinquedos e as formas de estimular o seu visual, como utilizar um EVA (cartolina emborrachada) na cor preta e colocar um brinquedo na frente, para a criança focar somente nas cores do objeto. A convidada explica que o "olho da criança sempre está interessado em ver coisas bacanas, então ele é um radarzinho de luz, de brinquedo. Se tiver um monte de informações no ambiente, o olhinho vai escapar para outros locais, e com o EVA as chances disso acontecer são poucas", revela.


Sobre o uso da televisão como estímulo visual, a Dra Márcia explica que não há problemas, contanto que os pais tenham cuidado na escolha do canal. "É interessante evitar desenhos com muito movimento, que são muito rápidos, porque o olhinho que já tem dificuldade em prestar atenção naquela imagem, muito possivelmente acaba trabalhando só com movimentos e não com fixações da imagem. Sugiro aqueles desenhos mais lentos", finaliza.


Dra Márcia Lopes é Doutora em Neurociências e Comportamento pela USP, Mestre em Ciências Visuais pela UNIFESP e em 2018 ministrou o curso Avaliação da Visão Funcional e Fundamentos de Intervenção para Crianças com Deficiência Visual na ONG ABRAÇO, para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, com renda 100% revertida para a instituição.


Quer conferir a live na íntegra? Clique AQUI.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page