top of page

Direito a Saúde é tema do aBRAÇO Convida desta quinta-feira (20)

Por Jaianne Costa - Click Assessoria


Saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido através de políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e ao acesso igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Você tem consciência do seu direito a saúde?


Ontem (20) o aBRAÇO Convida abordou exatamente essa temática, o "Direito a Saúde", com as participações de Elyana Matos, mãe atípica e tesoureira da ONG aBRAÇO, e Gil Braga, Defensor Público Titular da área Cível, Registros Públicos e Comercial de Salvador.


A ONG aBRAÇO a Microcefalia teve as portas abertas da Defensoria Pública através de Gil Braga, que contou sua experiência quando conheceu a instituição. “Eu consegui ver a vida de uma forma diferente depois que conheci vocês. Quando a gente chegava lá, (no espaço da aBRAÇO) ao invés de ter sofrimento e angústia, a gente via muito amor, vocês tem muito amor pelos seus filhos, e esse amor contagiava a gente. O aprendizado que eu tive com aBRAÇO foi fantástico", revela o Defensor Público.


Durante a live, o convidado explicou o que é a Defensoria Pública, assim como suas funções, missão e valores, e que o órgão é "essencial para o funcionamento do Estado, e tem por missão orientar juridicamente a sociedade e promover os Direitos Humanos", disse o convidado, ressaltando também que um dos papéis do Defensor Público é tornar o cidadão sujeito de direitos.


Durante a conversa, Gil Braga afirmou que o papel do Estado é promover ações e medidas da Saúde Pública, e que precisamos incorporar isso como um valor. "A atenção que o Estado e os planos de saúde tem para as pessoas e crianças que tenham a síndrome congênita do zika vírus é uma atenção amparada na lei. Ela tem que dar um tratamento diferenciado e melhor para aquele grupo", destaca.


O Defensor Público incluiu ainda os atendimentos que fazem parte do dever do Estado, como o "terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, neurologista e demais especialidades médicas. É o direito da criança ao atendimento multiprofissional", conclui.


Assista a live na íntegra no nosso perfil @abracoamicrocefalia, clique AQUI.



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page