Exposição de Fotos: Mães Coragem


Você conheceu a Exposição de Fotos "Mães Coragem"? Foi o primeiro projeto da ONG aBRAÇO, que realizou uma Exposição Fotográfica em Homenagem ao Dia das Mães em 2016, logo após sua fundação.


O "Projeto aBRAÇO", como era conhecido na época, foi criado no intuito de apoiar mamães e seus bebês acometidos com a Síndrome da Microcefalia, disponibilizando apoio complementar ao tratamento, com orientações e dicas, bem como a realização de oficinas com fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas, pediatras e neuropediatras, além de palestras sobre o tema, voltadas especificamente para ajudar e orientar as mamães, através de diversos profissionais já cadastrados, além de alguns órgãos públicos da Prefeitura Municipal de Salvador e Órgãos de Classe como o CREFITO.


Joana, umas das mães Fundadoras e atual Presidente da ONG, ressalta que a ideia do "Mães Coragem" evidenciava o que as mães desejam para naquele momento: "Algo que nos acolhesse com carinho. Que cuidasse e que permitisse uma troca de experiências e sentimentos, de forma respeitosa e amorosa. Algo que nos envolvesse nessa nobre tarefa de sermos mães de crianças que nos ensinam formas de viver a diferença. A proposta era que, por meio dessa exposição fotográfica, fortalecêssemos nossa rede de apoio, enfrentando as adversidades e identificando as trilhas possíveis para suplantar os desafios que se apresentavam a cada dia".


No momento em que a palavra Microcefalia refletia desespero e insegurança, onze corajosas mamães, apresentaram seus bebês mais que especiais, num gesto de amor e solidariedade.


A Exposição Mães Coragem objetivou homenageá-las.


Para Mila, uma das mães Fundadoras e atual Vice-Presidente da entidade, depois dos medos, incertezas e dúvidas durante a gestação, o nascimento do seu Gabriel, nome de anjo escolhido espontaneamente pela sua pequenina irmã Bia, de 03 anos, trouxe mais força, união e muito amor para sua família: "Senti vontade de gritar para o mundo inteiro, sem segredos, que o meu Gabriel Guerreiro havia nascido... como fiquei leve!!! Foi melhor que esperávamos". Além do seu anjinho, declarou que se sentiu durante a gestação cercada por outros anjos, especialmente Dr. Sérgio Matos e Dra. Maria José Carvalho, a equipe do Hospital Santo Amaro, além de familiares e amigos, que com palavras e gestos de amor e incentivo, foram fundamentais em todo o processo.

Para a exposição, contamos com o apoio de algumas empresas, que foram essenciais para a realização desse projeto. O Salvador Shopping cedeu gentilmente o espaço. A organização das fotos foi maravilhosa. As mães e bebês receberam um enorme acolhimento no Salão Miau, responsável pelo make-up. As crianças vestiram Planeta Bebê, que as presenteou com lindas roupinhas. Crisna Pires mostrou toda sua sensibilidade e profissionalismo, refletidos nas lindas fotos. As belas artes são criação de Beto Carrilho da Intervalo Design e a impressão de extrema qualidade da Minilab. A produção foi da Happy Eventos. Contamos ainda com o apoio do Guia da Mamãe nas divulgações e da CDL Salvador, que carinhosamente patrocinou as cartilhas de orientação, um sonho que está em produção, onde poderemos conferir as fotos desse trabalho.


Um trabalho que nos preenche até hoje, com muito amor e gratidão!




53 visualizações0 comentário