top of page

ONG aBRAÇO a Microcefalia promove atividades gratuitas para debater inclusão em Salvador

Palestra, cinema, feira de artesanato e formação para mães “multiplicadoras” integram a agenda da ONG aBRAÇO a Microcefalia neste mês de março por conta do Projeto “aBRAÇO nas Escolas”, que visa ampliar o diálogo sobre inclusão em Salvador. Em Março, as atividades ocorrerão nos próximos dias 19, 20 e 21 de 2020, em diferentes localidades.

INCLUSÃO COMEÇA EM CASA - O primeiro dia (19/03), um encontro com a escritora Lau Patrón, sobre o tema “Inclusão começa em casa”, ocorrerá na sede da ONG, na Saúde, às 14:00. Será um bate-papo, aberto ao público (vagas limitadas mediante inscrições via WhatsApp 71996307875), e destinado a pais, mães e interessados no tema.

Conforme explicou Joana Passos, coordenadora da aBRAÇO, o objetivo é tratar do assunto para quem está interessado em sobreviver à “nova sociedade”, que urge e exigirá de todos essa total compreensão do que seja incluir no “cotidiano da vida”. “Onde começa a inclusão, onde é este lugar?”, coloca Joana. Na ocasião, também estarão presentes representantes das Defensorias Públicas do Estado da Bahia e da União realizando atendimento a famílias com crianças portadoras da síndrome da Zika Vírus que não têm condições de arcar com os serviços de um advogado – público-alvo dos trabalhos da ONG.

Lau Patron é escritora, mãe de João Vicente, um menino raro, voz por traz da página Avante, criadora do Sarau Nosotras (uma roda de escuta e fala de mulheres plurais), autora do livro “71 Leões” e palestrante TEDx. Ela defende a diversidade como construtora de um mundo melhor, e só acredita na mudança que passa pelo afeto.

SEJA VOZ - No dia 20/03, o encontro de Lau Patrón será com as mães inscritas no projeto “Seja Voz”, será o primeiro de quatro encontros. O “Seja Voz” é uma capacitação para as mães atuarem como palestrantes na área de inclusão. Serão escolhidas doze mães, que participarão de um treinamento com certificação, através do mesmo Projeto aBRAÇO nas Escolas.

Para participar do "Seja Voz”, a mãe precisa ter filho com deficiência. Para se inscrever é necessário enviar uma foto com o filho e explicar por que ela deve ser selecionada, para o e-mail: abraconaescola@gmail.com ou pelo WhatsApp (71) 99630-7875, até o dia 10/03/2020.

CINEMA AO AR LIVRE - Finalizando a agenda de Março, no dia 21/03, com programação das 10:00 às 21:00, será no Setor IV, no bairro de Jardim das Margaridas. A partir das 10h, terá feirinha com artesanato e comidas, e à noite, às 17:00 a exibição do filme “Meu nome é Daniel”, parte do Cinema Lá Em Casa. Após o filme, os interessados poderão participar de uma roda de conversa com Lau Patrón e Daniel Gonçalves, diretor, no próprio local.

O filme “Meu nome é Daniel” conta a história do próprio diretor, portador de uma deficiência que nenhum médico foi capaz de diagnosticar. No documentário, o jovem refaz o caminho da sua vida no Rio de Janeiro, para tentar entender sua condição e mostrar como ele passou de uma criança com músculos contorcidos e baixa autoestima a ser autoconfiante.





10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page