top of page

Boletim aBRAÇO - 001.2020

Atualizado: 4 de nov. de 2020

Somos aBRAÇO


Nossa instituição existe há 4 anos. Começamos em abril de 2016, quando algumas mães de crianças com a síndrome congênita do zika vírus se conheceram através de um grupo de WhatsApp. Trocamos experiências, nos acolhemos e nos fortalecemos como família.



Depois desse encontro, surgiu a necessidade de fortalecer a rede de apoio a essas crianças, de identificar possíveis trilhas para superar os desafios que se apresentavam a cada dia. E assim foi surgindo a ONG Abraço a Microcefalia. Ao longo desses anos, acertamos e erramos muitas vezes, e estamos costurando a nossa história a cada dia.


Nos últimos meses, vivemos um novo momento: sentimos necessidade de nos olhar, de mergulhar em nós mesmos e descobrir um pouco mais sobre quem somos e o que queremos ainda mais ser.


A Empresa Júnior da Faculdade de Administração da UFBA foi nossa parceira inicial nessa jornada. Ela entrevistou voluntários, famílias associadas, funcionários... todos que fazem parte do nosso ecossistema. Muita coisa veio à tona: nossos pontos fortes, pontos fracos, as inquietudes e expectativas. Acolhemos todas as críticas, sugestões de melhorias e reconhecemos também todas as conquistas e elogios. Seguindo nesse processo de autoconhecimento como instituição, contamos ainda com a consultoria de Americko Gagliardi (AMG7) e do Programa Saúde+ (Phomenta e Instituto Sabin).

Aprendemos a nos organizar em núcleos, cujos objetivos se entrelaçam para que a aBRAÇO possa cumprir sua Missão Institucional e alcançar sua Visão. Entendemos que indicadores podem nos permitir acompanhar nosso crescimento e ajustar nossa rota, quando necessário. Organizamos o primeiro organograma institucional para nos entendermos como um grande time, respeitando os papéis e responsabilidades de cada um e aproveitando o que cada pessoa tem de melhor para oferecer.


Estamos caminhando no dia a dia com esse novo olhar sobre nós mesmos, construído com base em tudo que acreditamos, e precisamos muito de você. Lhe convido a fazer parte da nossa história e abraçar nossa causa, é só clicar AQUI.


O que estamos abraçando

A medida que os dias de reclusão passavam, começamos a sentir falta um do outro, a ter vontade de saber como as famílias associadas estavam passando por esse momento. O "Alô com aBRAÇO" surge para transmitir nosso abraço real de forma virtual, através de chamadas entre voluntários e famílias, fortalecendo laços criados antes da Pandemia e criando novos.


Sim, nos abraçamos neste momento. Com esses feedbacks das famílias, seguimos em frente nas nossas ações, usando a tecnologia ao nosso favor.


Através de teleatendimentos e visitas domiciliares, mantivemos vivas as ações apoiadas pelo Cuidar+ (Editora MOL e Drogasil). Iniciamos aulas de Pilates Online com apoio de um doador, realizamos sorteio de caricaturas para os associados em parceria com o caricaturista Amauri Alves, entregamos 900 doações com apoio do Movimento Bem Maior, Instituto PHI, Unicef, Colgate, Instituto Ivete Sangalo, Instituto Sabin e muitos corações que abraçaram nossa causa.

O Projeto aBRAÇO nas Escolas sofreu um grande impacto com o fechamento das escolas, mas nos reinventamos e seguimos em frente com Webinar's abertos ao público onde falamos sobre inclusão em suas diversas formas, capacitismo, autocuidado materno, representatividade e muito mais. O Seja Voz , direcionado exclusivamente a um grupo de mães atípicas, aconteceu por videoconferências e permitiu trocas sensíveis e sinceras, na busca por vozes que sejam ouvidas e respeitadas. E as Semanas de Capacitação Inclusivas, para profissionais e estudantes da área de saúde e educação, trouxe a tona um momento de reflexão e conhecimento de como pode ser simples incluir.

E assim aprendemos a nos abraçar de uma forma diferente, sem perder a riqueza de emoções.


Em meio a tantas mudanças importantes para a instituição, também tivemos a oportunidade de dar ao site uma nova cara: mais interativo, com loja virtual, formas de ajudar, e todas as novidades que acontecem em nossa instituição.


Fica aqui nosso convite para você fazer parte desse aBRAÇO, seja membro no nosso site e receba em primeira mão todas as notícias da ONG, é só clicar em login e se cadastrar, acesse: www.abracoamicrocefalia.org.br.


Grande abraço e até nosso próximo boletim.


185 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page