top of page

Uma história de compromisso e afeto - Boletim 002/2021

Em Março começamos a contar nossa história e agora estamos aqui para que vocês possam conhecer um pouco mais da nossa ONG.


Não conseguiu ler o primeiro boletim? Clique aqui e confere!


Vem com a gente conhecer mais da nossa caminhada:


Nossas crianças foram crescendo, chegando na idade escolar e a aBRAÇO foi junto com elas. Com o objetivo de dialogar sobre a inclusão escolar de pessoas com deficiência, escrevemos o projeto "aBRAÇO nas Escolas" - que contou com a colaboração da Alto Relevo Consultoria - e fomos aprovados no primeiro edital do Movimento Bem Maior, gerido pelo Instituto PHI.


Foi assim que começamos a falar sobre as crianças na escola, verdadeiramente como inclusão social.


Levamos nossa voz também a Brasília: participamos da solenidade onde o Presidente assinou a Medida Provisória 894/2019, que trouxe uma nova possibilidade beneficiaria as famílias com Síndrome Zika Vírus: a Pensão Vitalícia, suma grande conquista. Nesse mesmo evento, mantivemos nosso olhar para a frente e conversamos com o então ministro Osmar Terra sobre possíveis melhorias na MP recém assinada.



Sim, nós crescemos. E como crescemos.


No final de 2019 já éramos muitos, vivendo e fazendo a ONG acontecer no dia a dia. Estava na hora de nos estruturarmos melhor para os próximos passos. Sentimos essa necessidade de nos ouvir, de sentir os voluntários, de escutar as famílias e parceiros, de mergulhar em nós, como instituição, sabe? Começava o Diálogos com aBRAÇO.


Americko Gagliardi, Coach Sistêmico, conduziu esse processo de escuta de todas as vozes que ecoam na nossa instituição.


"Quando conheci a causa da Associação aBRAÇO, fiquei impactado com tanta sensibilidade com as crianças com Microcefalia, bem como com suas famílias que doam tanto amor, carinho, afeto e acolhimento a estas crianças. Estas chegam para ensinar-nos a amar o próximo de forma intensa, verdadeira e além das fronteiras e barreiras da vida cotidiana. Assim sendo, o próprio nome da Associação dá um significado verdadeiro à causa, e isso me cativou e tocou meu coração para contribuir com o desenvolvimento e crescimento dela.

Sensibilizado, tomei a liberdade em oferecer minhas virtudes e potencial profissional pró o desenvolvimento da Associação, levando muitos diálogos estruturados através de provocações e reflexões ora individuais, ora em duplas e pequenos grupos e mais ainda, ora com públicos maiores. Em um alinhamento forte de ideias, pensamentos e sentimentos com a Joana, pude contribuir com o desenvolvimento da sua equipe para um novo patamar de gestão mais colaborativo e responsável visando seu crescimento para um futuro próximo. Agradeço a enorme oportunidade e carinho de Joana em poder estar junto dela e de sua equipe promovendo o crescimento individual e da Associação como um todo. Agradeço, sempre."

Entramos em 2020 com esse olhar interno. E, como nada acontece por acaso, em fevereiro desse mesmo ano fomos aprovados no Programa Saúde+: uma jornada consultiva para acelerar o processo de crescimento da nossa ONG. Esse programa de aceleração do Instituto Sabin e Phomenta nos ensinou a implementar ferramentas de melhoria no nosso dia a dia, caminhando junto com a iniciativa Diálogo com aBRAÇO.


Em março, quando a pandemia chegou, tivemos que nos reinventar e olhar nossas crianças sob essa realidade. No início, conseguimos estabelecer uma parceria com a UNICEF/Colgate e recebemos doações de 425 mil sabonetes que foram distribuídos em Salvador, não apenas para a aBRAÇO, ajudando milhares de famílias vulneráveis ao COVID-19.



Aos poucos, fomos nos adaptando a nova realidade, readequando as ações.


No formato online, o "aBRAÇO nas Escolas" realizou duas capacitações inclusivas, trocando conhecimento técnico e outras informações com profissionais e estudantes da área de Educação e Saúde. Além de se aprofundar no "Vozes", dando espaço à mães de crianças com deficiência para falar sobre inclusão e seus sentimos acerca das dificuldades encontradas no caminho, assim como fortalecendo a rede de apoio criada entre as famílias.


Veja tudo sobre o projeto 'aBRAÇO nas Escolas' clicando aqui.


Em agosto, iniciamos uma jornada no Programa Social Itaú Unicef e ampliamos o olhar sobre a organização e sua atuação no território sob a perspectiva da educação integral e inclusiva. E seguimos nossa jornada, nos adaptando ao que o mundo passou a chamar de “novo normal”.


E como esses novos tempos nos fizeram refletir sobre quem somos, onde queremos chegar coletivamente, elaboramos o primeiro Organograma da instituição, em setembro de 2020. Fruto do Programa Saúde+, Diálogo com aBRAÇO e da parceria com a Empresa Júnior da Faculdade de Administração da UFBA, esse processo nos trouxe respostas àquelas perguntas que fizemos no final de 2019, nos permitindo nos conhecer e nos estruturar como uma instituição.


Quer conhecer nosso organograma? Clique aqui.


Abrimos novamente as portas em setembro de 2020, seguindo os protocolos de segurança necessários em função da COVID-19. Voltamos os atendimentos, de forma gradativa. A neuropediatra Dra Adriana Mattos passou a fazer atendimentos às crianças associadas, confira como ela conheceu e abraçou a causa, clique aqui.


O ano de 2020 terminou, 2021 chegou com a esperança da vacina e de dias melhores para todos. Cinco anos de história nos ensinaram que, mesmo nesses momentos de dor e incerteza, brincar é possível e sorrir é necessário. Nossas crianças são prova disso e é nesse espirito que seguimos levando nosso aBRAÇO!


Grande abraço e até nosso próximo boletim.


Núcleo Comunicação

Cristiane Magalhães

Jaianne Costa

Joana Passos

Mariana Costa

Natália Borges

Rarisa Santos

96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page